Neste espaço, você encontrará materiais, links e a indicação de bibliotecas virtuais para enriquecer as práticas docentes.
Para acessar, clique sobre o nome do material e/ou site.
As tecnologias digitais democratizaram o acesso à informação e ao conhecimento. Nesse contexto, as bibliotecas digitais são um importante recurso. Além de acessar os arquivos, muitas obras gratuitas permitem o download. Por isso, a equipe da CIPEAD compartilha uma lista de bibliotecas virtuais para facilitar as práticas docentes.
Biblioteca da Escola de Música da UFRJ
Biblioteca Digital do Museu Nacional
.
Para acessar, clique sobre o nome da obra.
OBRA | DESCRIÇÃO |
Diversidade e Educação: experiências de resistência e de criação | Com a organização de Avelino Aldo de Lima Neto, Eric Perera e Flávio Rodrigo Freire Ferreira, a proposta da obra desperta indagações múltiplas, levantando a questão da diversidade e da educação como central. Mais que isso, a obra pretende explorar aspectos da vida que, vivida por diferentes grupos e em distintas situações, possibilitam experiências diversas e fazem, de cada uma delas, um processo educativo ímpar. Por sua natureza, esses processos educativos revelam potencialidades em torno de dinâmicas sociais de resistência e de criação, traduzidas como práticas humanas que se insurgem como algo “vivido, experimentado, percebido” na vida cotidiana. . |
APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura | App Education ou “educação baseada em aplicativos” seria uma nova roupagem para o software educacional que se popularizou na década de 1990? Nesta obra, dividida em duas partes – “Sobre fundamentos e contextos” e “Práticas educativas em mobilidade”, essa e outras dúvidas e preconceitos são desconstruídos. Na primeira parte do livro, fica evidente que não se trata de uma nova roupagem. Os aplicativos são estruturantes da cultura contemporânea e, como tal, instauram e potencializam redes educativas que nos formam a partir de práticas culturais e processo de subjetivação. Já na segunda parte, a obra exemplifica como docentes e Pesquisadoras(es) têm praticado a App Education em diversas áreas e níveis educacionais. . |
Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir | Este livro comemorativo, que celebra os 35 anos de existência do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), reúne artigos de grande interesse assinados por pesquisadores e profissionais de diversas instituições brasileiras, que abordam desde aspectos históricos da inter-relação entre tecnologia e educação até possibilidades ainda pouco exploradas, passando por relatos de experiências e avaliações de casos reais de uso de ferramentas desenvolvidas para atender a propósitos específicos. A obra é organizada por José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire e Flávia Linhalis Arantes. . |
Guia prático de Metodologias Ativas com uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | Trata-se de uma obra sucinta, repleta de conselhos e dicas práticas, que permitem, mesmo ao professor iniciante no tema, orientar-se e animar-se à tarefa de inovar sua prática pedagógica. A obra foi produzida por Alexandre José de Carvalho Silva, membro do corpo técnico da Coordenadoria de Educação à Distância da UFLA. . |
Manual das ferramentas digitais – Nova Escola | Este e-book reúne dicas de ferramentas gratuitas digitais que podem ajudá-lo a identificar os principais recursos para criar atividades e aulas com uso de tecnologia. As dicas trazem sugestões para preparar aulas e atividades de forma remota, para incrementá-las com criatividade, para criar aulas síncronas e assíncronas, para se comunicar e compartilhar as propostas com a turma e outras dicas gerais para ajudá-lo a dar um mergulho nas ferramentas digitais. . |
.
Para acessar, clique sobre o nome do material.
Compromissos éticos da docência em História | Este documento reúne debates da Comissão da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH), constituída para refletir e produzir sobre o tema dos compromissos éticos da docência em História. . |
Orientações para gravação e edição de vídeo | . Orientações gerais para gravação de vídeo, elaboradas pela UFPR Aberta. . |
.
.
.